terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Marrocos: Primeiras impressões

Dia 05/12 cheguei em Rabat, às 15:00h, após atraso de 1h. O voo foi muito bom e definitivamente, ter a experiência de voar pela Air France foi ótima.
Estou morando em Rabat, que é a capital do Marrocos. É interessante estar numa cidade árabe, pois todos que vêm do mundo ocidental esperam um mundo totalmente diferente e o fato é que aqui não é tão diferente assim... claro que existem diferenças, mas o choque cultural não chega a ser gritante.
Estou morando em Oudaya, é um lugar tipo o Pelourinho em Salvador, ou seja, suuuuper turístico, cheio de turistas toda hora, com casas coladinhas, chão de pedra. A diferença é: aqui tudo é muito bem conservado, limpo, bem cuidado.
A casa tem 3 quartos, e no teto, temos uma varanda com uma vista linda para o mar. Nesse momento moro com:

Auris - Venezuela
Julia - Ucrania (mas ela ja vai embora dia 22/12)
Hedi - Marrocos (nem sei se é assim que escreve o nome dele)
Mayank - Índia
Otília - Romenia
Rish - India (chegou ontem)

A galera tem uma energia ótima e todo mundo se dá muito bem.

Logo no domingo saimos para dar uma andada, tomei um típico chá de menta, mto bom, depois fomos jantar. Comi Tajine, que é uma comida típica do Marrocos muuuuuuuito boa. A comida aqui leva muito cuminho, até na salada eles colocam cuminho (farei uma postagem especial sobre comidas depois).






Sobre o povo: todos muçulmanos, inclusive é proibido você fazer "propaganda" da sua religião para os outros, como Mórmons, por exemplo. Também é "proíbido" beber, mas as pessoas que querem beber, bebem! Existem bares e tudo o mais, mas são poucos e os lugares que vendem bebida (como mercado, por exemplo), só funcionam até às 20h. Ou seja, para comer água no Marrocos é necessária toda uma logística hehehhehe.

Rabat é uma cidade mais liberal, ou seja, você não vê todas as mulhres cobrindo os rostos, apenas algumas, mas é uma questão de opção. É normal quando dá o horário das orações, você ver pessoas em parques ou praças ajoelhadas rezando.

Bem, basicamente, é isso... ao longo do tempo vou postando mais coisas.

Próximos posts:

Saara
Detalhes sobre a casa e estilo de vida
Trabalho

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário