terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Balanço da 2a Semana

Semana de 13 a 19/12

Vou me esforçar para lembrar todas as coisas que aconteceram durante a semana passada...

Chegamos da viagem do Sahara na madrugada da segunda-feira. À tarde tive mais uma reunião com o pessoal da ONG, eles me explicaram melhor como seria meu trabalho e pediram para eu começar na terça-feira. À noite tivemos uma reunião com o pessoal da AIESEC sobre a casa e os novos trainees. A reunião foi meio tensa e fomos todos para casa bem chateados. Porém, como não podia deixar de ser, descontraímos em casa e até música fizemos!! Foram 2 que prometem ser hit nas paradas de sucesso hehehe. Na segunda chegou mais um morador da Oudaya's house: Rishi, um indiano

Na terça-feira comecei efetivamente no trabalho, que fica perto de casa. Venho andando com Júlia (que trabalha no mesmo lugar que eu) e aos poucos fui me localizando melhor na cidade. À noite, fomos a um bar chamado Privilege, no caminho Mayank fez amizade com o taxista, porém um não falava nada de árabe/francês e o outro não falava nada de inglês. O fato é que agora temos quem nos leve e traga dos lugares por um precinho camarada.

Quarta-feira chegou mais um residente da Oudaya's house: Leonardo - brasileiro de Joinville. É bom ter um brasileiro para poder conversar e fazer comentários que ninguém vai entender de vez em quando hehehehehe

Na quinta-feira visitei 2 ONGs: AMSED e AMESIP. A AMSED trabalha com levantamento de fundos para financiar outras ONGs, sendo uma das principais organizações do Marrocos, tendo ligações com entidades internacionais, ministérios e toda a rede de ONGs do Marrocos mapeada. A AMESIP é mais voltada para cuidados com crianças de rua. Eles têm 6 centros, sendo um deles uma escola de circo. Muito legal o trabalho e muito bem organizado e estruturado.

É interessante perceber como uma organização como a AMESIP não passa dificuldades por que, segundo a diretora de uma das escolas, a prórpia cultura marroquina favorece o espírito assistencial e deu o exemplo da escola que ela dirige, que foi construída toda com os esforços da vizinhança e doações, portanto, para eles, não falta muita coisa.

Definitivamente, essa não é uma realidade das ONGs daqui, mas nesse pouco tempo que estou aqui já percebo que essa característica que a diretora falou existe na população marroquina.

Sexta à noite fomos para um bar, tava tudo indo bem, até que a bolsa de Otília sumiu. Pegaram a bolsa, que tava pendurada na cadeira dela, ou seja, nem foi mole nem nada, quem pegou que foi mais esperto. Fomos com ela na delegacia.

Lá, um grupo de pessoas tinha levado 2 caras, segundo eles, ladrões. Os policiais estavam perguntando sobre mais uma pessoa que estavam com eles e tudo o que eles faziam era ameaçar a polícia, então eles pegaram o cara e levaram para uma outra sala, fechada, mais afastada, mas mesmo assim a gente conseguia ouvir o som das porradas que o cara tava tomando e mesmo assim, esse cara ficava ameaçando os policiais.

Perguntei a Adnane (que estava fazendo toda a tradução e explicando a situação pra gente) se aquilo era normal, no sentido de que em qualquer situação a pessoa seria tratada daquele jeito. Ele disse que não em qualquer caso, mas que nessa situação específica, para o cara ta apanhando daquela forma, ele devia ter feito alguma cosia muito séria.

Sábado fizemos a festa de despedida de Júlia, que está voltando para a Ucrânia dia 22/12. Foi tudo muito bom, muita diversão. No domingo tava todo mundo acabado da festa, fui com Leonardo andar no calçadão da marina que estão construindo, bem legal.

No mais, essa foi minha 2a semana no Marrocos

O post do Sahara ta demorando pq é muita coisa para contar, fotos, etc... mas calma que já já sai =)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário