segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A mulher e o véu

Todos sabem que é da tradição muçulmana que as mulheres não mostrem sua forma. Aqui no Marrocos esse hábito não é obrigatório, uma vez que o país não segue à risca todos as tradições muçulmanas pois ele não é regido 100% pelas leis islâmicas, sendo um estado "meio laico", ou seja, há leis e regulamentações feitas também pelo governo, tornando o Marrocos um dos países muçulmanos mais liberais.

Voltando às mulheres: é muito comum você ver na rua mulheres com e sem véu, para mim a proporção ta 50% a 50% de mulheres que cobrem ou não o rosto. É nomal ver grupos de garotas andando na rua, umas com, outras sem... Indo mais para o interior, já é mais difícil de ver mulheres até mesmo com o rosto descoberto, mas uma coisa que eu não sabia é que não é obrigatório cobrir todo o rosto, como diz o sheikh Juma Momade nessa entrevista:

"'Deus ordenou que as mulheres cubram todo o corpo, exceto a face e as mãos. É uma tradição de 1.431 anos', diz. Não se deve, de forma alguma, chamar a atenção dos homens. Já a burca e o niqab não são usados porque o Islã ordenou; são instrumentos de quem quer ir além do que determina o livro sagrado.
Ele ressaltou ainda que o uso de véu é um costume de outras civilizações, até as mais antigas. "Está na Bíblia, no Torá. Judias usavam, há mais de 5 mil anos, e não se pode esquecer de Maria, mãe de Jesus. E as freiras católicas, não colocam até hoje?"
Para completar o traje, não é preciso usar apenas os tradicionais vestidões de mangas compridas e cores discretas. Calças também são permitidas, desde que largas. É proibido revelar as formas femininas." - Matéria Completa

O ponto é: mas por quê? Perguntei a algumas pessoas sobre isso e td o mais, mas sempre recebo a resposta de que é questão cultural e religiosa, mas eu queria saber o por quê. Conversei com meu amigo Douglas Google e ele me disse isso:

Modéstia islâmica


Em algumas subculturas Islâmicas, mulheres escolhem se usam o niqab, uma peça de roupa que pretende ocultar cada parte do corpo, às vezes incluindo os olhos. Usar um niqab (às vezes referido como burqa, embora este termo tecnicamente só aplica a uma peça de roupa afegã) é bastante comum em muitos países Islâmicos. Interpretações Islâmicas exigem das mulheres cobrir tudo, com a exceção das mãos (o pulso) e rosto; a escolha de estender isto ao rosto e mãos é voluntário, e expressa maior modéstia e santidade a muitos. No entanto, alguns entendem que os ensinos do Alcorão em vestimentas exigem das mulheres usar o niqab. Mulheres Muçulmanas adicionalmente, muitas usam o headscarf Islâmico, ou hijab, como um meio de expressar a modéstia.
Em países bem Islâmicos, tais expressões de modéstia são voluntárias. Em outros, tal como Afeganistão sob o Taliban, eles foram impostos sob a ameaça de castigo físico severo."

Fonte: Wikipedia

Detalhando mais, achei o blog A Mulher no Islam que diz algumas coisas interessantes também:

Onde tudo começou

O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, foi revelado ao profeta Muhammad durante vários anos de sua vida, isto é, a revelação completa se deu após um longo período. Um dos mandamentos Islâmicos para as mulheres foi a modéstia e recato nas vestimentas. O Alcorão diz:"Ó filhos de Adão, enviamos-vos vestimentas, tanto para dissimulardes vossas vergonhas, como para o vosso aparato; porém, o pudor é preferível! Isso é um dos sinais de Deus, para que meditem." [Alcorão Sagrado 7:26]

"Dize às fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que (normalmente) aparecem; que cubram o colo com seus véus e não mostrem os seus atrativos." [Alcorão Sagrado 24:31] 

"Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo." [Alcorão Sagrado 33:59] 

Os grandes sábios do Islam, após, um grande estudo baseado no Alcorão, nos ditos e nas ações do profeta Muhammad, seus companheiros e companheiras, estabeleceram que a vestimenta da mulher muçulmana deve:

-  Ser modesta, recatada; com função de proteger suas partes privadas e adornos fisícos.
- Cobrir todo o corpo revelando apenas as mãos e o rosto.

- Evitar os exageros; luxo.
- Ser bem cuidada e limpa.
- Fugir de tecidos transparentes, modelos rente ao corpo e revelador de suas curvas.
- Ser feminina, não assemelhando-se às vestimentas masculinas.

Tendo sido isto estabelecido pelo Islam há 1400 anos atrás, as primeiras muçulmanas assimilaram a exortação e praticaram o uso de roupas de acordo com a lei Islâmica, isto é, passaram a usar vestimentas mais modestas, condizentes com o Alcorão


Post completo, falando inclusive sobre a Burqaa e tipos de vestimenta, aqui

Por isso, a questão de se cobrir toda - ou não - é meramente cultural e não tem nada a ver com a religião. Para as mulheres que fazem isso, é apenas uma questão de respeito. Independente de cobrir todo o corpo ou apenas parte dele, a ideia de deixar apenas o rosto e mãos à mostra (ou não) serve apenas para não incitar o desejo masculino, sendo quase como medida de proteção.

E o que pensam os homens sobre isso? O trecho tirado do blog de Mariana Villar: Lost in Morocco explica isso bem

Lost in Morocco: Por que as Mulheres Muçulmanas Cobrem o Corpo, via...:

" 'A guy asked a Muslim: Why do ur girls cover up their body and hair?The Muslim guy smiled and got two sweets, he opened the first one and kept the other one closed.He thrown them both on the dusty floor and asked the guy: If I asked u to take one of the sweets which one u will choose? The Man replied: The covered one. Then the Muslim said that's how we treat and see our women..'

'Um homem perguntou a um Muçulmano: Por que as suas mulheres cobrem o corpo e os cabelos? O Muçulmano sorriu e pegou dois doces, abriu o primeiro e guardou o outro fechado. Após, jogou ambos no chão sujo e perguntou ao homem: Se eu pedisse para você pegar um dos doces, qual deles você escolheria? O homem respondeu: O fechado. Então, o muçulmano disse: É assim que nós tratamos e vemos nossas mulheres.'  

Think about it.."



5 comentários:

  1. Que massa o seu blog amigo!!

    Espero que depois de um mês por aí o ar tenha ficado um pouco mais alegre! :)

    bjussss e aguardamos a sua volta

    ResponderExcluir
  2. esse foi, provavelmente, o melhor e mais completo post que já li em blogs alheios sobre intercâmbio. Mandou bemzaço, Rod!

    Só podia ter vindo de TM, mesmo, heuheuheuheueh =D

    ResponderExcluir
  3. Po man, valeu!!! Fiquei até emocionado agora heheheheheheheh

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ola sou uma garota de 14 anos e moro em são paulo e tenho muita vontade de me vestir e usar os mesmos hábitos que os marroquinos sera que se eu fizer isto as pessoas vão me achar estranha?

    ResponderExcluir