quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

1 Mês de Marrocos

Bem, ontem completei 1 mês de intercâmbio no Marrocos. Pretendo fazer uma série de posts sobre impressões, diferenças, cultura, etc...

Para começar, esse post é sobre a história do lugar que eu moro, chamado Oudaya, Oudaia, Udaia... como queiram e uma breve explicação do que é Medina ou Almedina:


Oudaya

Constituiu-se primitivamente numa pequena fortificação muçulmana, erguida a partir de 1150 pelo sultão Almorávida Abd-al-Mumun como defesa contra as tribos Bouraghouata.
Sob os Almoádas, transformou-se num ribat dominando a foz do rio Bou Regreg, que eles denominaram Mehdiya.
Após o domínio Almoáda a fortificação entrou em decadência, até à chegada de populações mouriscas da Andaluzia, quando conheceu um renascimento. Estes dedicaram-se à prática do corso a partir de Rabat, então capital do Marrocos. Neste período, os muros da kasbah foram restaurados e reforçados.
Na fortaleza dos Udaia, a parte mais antiga da cidade, instalou-se a maior parte dos três mil habitantes do povo extremeño de Hornachos , que se mantiveram unidos depois da expulsión e acabaram obtendo do sultán Mulay Zaydan o encarrego de reconstruir e custodiar a velha alcazaba. Nos anos seguintes desenvolveram uma nutrida e eficaz frota de barcos e em 1627, aproveitando as lutas internas dos poderes marroquinos, e com o apoio de Sidi Ayachi, governador de Salguei, proclamaram sua independência política fundando a República das Duas Orlas em Rabat (conhecida na Europa como «Salguei a Nova») e Salguei, dedicada fundamentalmente à actividade corsaria contra barcos cristãos.
A dinastia Alauita a seu tempo, comprometeu-se com o desenvolvimento do local entre 1757 e 1789, e novamente entre 1790 e 1792.
Toda a turbulenta história da região é evidente através dos monumentos que compõem a Kasbah de Oudaia desde o recinto Almoáda e sua famosa porta monumental ("Bab el Kebir"), um dos expoentes da arquitectura Almoáda, a mesquita conhecida como "Jamaa el Atiq", o recinto Alauita e o palácio a Oeste e a estrutura militar "borj Sqala".
A região foi transformada em protetorado Francês a partir do século XIX.


Kasbah de Oudaya - Porta Monumental



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kasbah_de_Oudaia


Medina

Almedina ou medina (المدينة العتيقة‎, em árabe) é o nome dado ao distrito histórico de diversas cidades do Magrebe, no norte da África. Costuma ser murada e conter um labirinto de ruas estreitas. Este tipo de centro urbano já era construído pelos árabes no século IX. Em árabe moderno, a palavra medina significa simplesmente "cidade".
As almedinas em geral contêm fontes, palácios e mesquitas históricos, monumentos que as autoridades locais atualmente procuram preservar devido ao seu valor cultural e turístico. A almedina de Túnis, por exemplo, é considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Costumam ser fechadas ao tráfego de automóveis e ocupadas por um suq (mercado).


Resumindo a conversa: eu moro dentro de um forte (Oudaya) e passo todo o dia por um mercado que vendem de tudo!! Não muito diferente do Brasil, que tem os camelôs e tudo o mais, mas enfim... a Medina é uma parte importante da cidade e é toda murada, para eles as Medinas são os centros antigos das cidades.

Observação: esse negócio de que Medina é fechada para passar carro é MENTIRA!!! Venha para cá e não tome cuidado não com as motoca passando toda a hora aqui para você ver se não te levam... tem bicicleta, moto e carro (não sei nem por onde entra, mas passa carro dentro da Medina daqui), loucura amigo!!

Fotos do meu trajeto diário casa-trabalho. Oudaya e Medina:
















Rua que eu moro na Oudaya
Vista do terraço de casa: Rio Bouregreg, Mausoléo de Mohammed V e Torre Hassan

Um comentário: